QUEM É O PROFESSOR?

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor-Pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). / Doctor and Master in Applied Linguistics and Language Studies. Professor and Researcher at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Brazil.

ARTIGOS / ARTICLES



“DOCENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”: AGENTES OU ATORES? ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DO HISTÓRICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO

RESUMO: Este texto apresenta uma análise linguístico-discursiva do Histórico que relata o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Foram empregados alguns dos procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional propostos por Bronckart e Machado (2004; 2005), sendo o objetivo encontrar e apresentar uma resposta para a seguinte questão: qual é o lugar atribuído pelo documento aos professores de educação profissional de nível técnico no processo de elaboração das diretrizes? O estudo revelou que o documento analisado apresenta os docentes como agentes, ou seja, actantes que não possuem as características de um ator. Em outras palavras, esses professores figuram no documento não como a fonte de um processo, mas como passivos em relação a uma Comissão Especial e seus membros.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho educacional, análise de textos prescritivos, procedimentos.

Para ler este artigo, CLIQUE AQUI.


"VOCATIONAL EDUCATION TEACHERS": AGENTS OR ACTORS? LINGUISTIC AND DISCOURSIVE ANALYSIS OF THE ACCOUNT WHICH REPORTS THE PROCESS OF ELABORATION OF THE BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES FOR TECHNICAL VOCATIONAL EDUCATION

ABSTRACT: This text presents a linguistic and discoursive analysis of an Account which reports the process of elaboration of the Brazilian National Curricular Guidelines for Technical Vocational Education. Some of the procedures developed by Bronckart and Machado (2004, 2005) for the analysis of texts about the educational work were employed. The objective was to find and present an answer to the following question: what role is attributed by the document to technical vocational education teachers in the process of elaboration of the guidelines? The study revealed that the document presents these teachers as agents, that is, as actants who do not have the characteristics of actors. In other words, these teachers appear in the document not as the source of a process, but as being passive in relation to a Special Committee and its members.

KEYWORDS: Educational work; analysis of prescription texts; procedures.

To read this article, CLICK HERE.


FUNDAMENTOS BÁSICOS DA SOCIOLINGUÍSTICA TEÓRICA E PRÁTICA


RESUMO: Este texto tem por objetivo específico apresentar e discutir fundamentos básicos da Sociolinguística. Para isso, propõe e realiza um percurso de reflexão que parte de um breve resgate do Estruturalismo e do Gerativismo, passa pela própria definição do que é a Sociolinguística, explicita sua razão de ser (o porquê) até chegar a exemplos de trabalhos de pesquisa nela pautados (o como). O objetivo geral do trabalho é se constituir como convite para que leitores interessados em questões de Educação Linguística possam se iniciar e aprofundar nesse campo dos estudos da linguagem.


PALAVRAS-CHAVE: Estruturalismo, Gerativismo, Sociolinguística.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI. O leitor deve se dirigir à página 15.




BASIC FOUNDATIONS OF THEORETICAL AND PRACTICAL SOCIOLINGUISTICS


ABSTRACT: The specific aim of this text is to present and discuss the basic foundations of Sociolinguistics. In order to achieve this goal, it proposes and follows a reflexive path that goes from a brief review of Structuralism and Generativism, accompanied by a definition of Sociolinguistics itself, to the presentation of its meaning (why it should be practiced) and of researches based on it (how it should be practiced). The general aim of the text is to invite readers interested in matters related to Linguistic Education to initiate and carry on investigations in this field of language studies.


KEYWORDS: Structuralism, Generativism, Sociolinguistics.


To read the article, CLICK HERE, and please go to page 15.




(RE)PENSANDO O PROBLEMA DOS GÊNEROS DO
DISCURSO POR MEIO DE UMA RELAÇÃO ENTRE BAKHTIN E VIGOTSKI


RESUMO: Com base em nossa pesquisa de doutorado e a partir do estabelecimento de uma relação entre alguns dos conceitos de Bakhtin e Vigotski, o objetivo deste texto é mostrar 1) que o domínio dos gêneros do discurso pelos sujeitos falantes se desenvolve progressivamente, por meio de uma atividade especíca de regulação do uso da língua; e 2) que esse domínio progressivo coincide com a elaboração e reelaboração constantes a que estão submetidos os gêneros do discurso.


PALAVRAS-CHAVE: gêneros do discurso; Atividade reguladora.


Para ler este artigo, CLIQUE AQUI.




(RE)THINKING THE PROBLEM OF SPEECH GENRES
BY MEANS OF A RELATIONSHIP BETWEEN BAKHTIN AND VYGOTSKY


ABSTRACT: Based on our doctorate research and on the establishment of a relationship between some of Bakhtin´s and Vygotsky´s concepts, the aim of this text is to show that 1) the mastery of speech genres by diferent speakers develops itself progressively, by means of a specific language use regulating activity, and that 2) this progressive mastery coincides with the constant elaboration and reelaboration to which speech genres are subject.


KEYWORDS: speech genres; Regulating activity.


To read the article, CLICK HERE.




EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INTERAÇÃO VERBAL:
DISCUSSÃO, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO NO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNO


RESUMO: Este trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo revela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.


PALAVRAS-CHAVE: educação profissional, interação verbal, diálogo professor-aluno.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




VOCATIONAL EDUCATION AND VERBAL INTERACTION: DISCUSSION,
ARGUMENTATION AND DISCOURSE IN TEACHER-STUDENT DIALOGUE


ABSTRACT: This article presents an analysis of the verbal interaction that took place in a vocational school between a young teacher and a group of four adult students who have professional experience in the area they are specializing in. The text presents and aims to answer the following questions: 1) How does this kind of teacher-student interaction take place? 2) In what way do the teacher's theoretical knowledge and the students' practical knowledge dialogue? 4) How do the students react to the teacher's theoretical positions? The interaction situation analysed in this article was recorded on film and transcribed in accord with the standards of the NURC-SP Project. Lotman's notion of “functional dualism” (1988), as presented by Wertsch and Smolka (1993), was employed in the analysis. The study reveals a process of discussion and argumentation that takes place between the teacher and his students around theoretical and practical aspects of the execution of a certain job. It also reveals discourses related to Brazil's technological delay/advance. At the end of the dialogue, the change observed in the students and the teacher is remarkable: the former acquire a theoretical point of view about their practice and the latter, in his turn, seems to acquire a practical point of view about his theory, however not renouncing to it.


KEYWORDS: vocational education, verbal interaction, teacher student-dialogue.


To read this article, CLICK HERE.




RESENHA DO LIVRO "DO DIALOGISMO AO GÊNERO:
AS BASES DO PENSAMENTO DO CÍRCULO DE BAKHTIN", DE ADAIL SOBRAL


Em meio a todas as obras hoje conhecidas e disponíveis sobre os trabalhos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, o livro de Adail Sobral desperta de imediato grande interesse. Isso se deve, dentre outras coisas, à promessa, logo na capa, de apresentar ao leitor as bases do pensamento bakhtiniano em um percurso que vai do dialogismo ao gênero. Na introdução, o autor justifica sua empreitada declarando que, em nosso país, até o momento, parece não haver descrições dos conceitos e noções bakhtinianas que tenham explorado suas bases filosóficas, do modo como Sobral se propõe a fazer, afirmando: "meu interesse é fazer chegar uma dada maneira de entender o pensamento bakhtiniano a um público mais amplo" (p.16). O objetivo proposto é mostrar que das considerações feitas por Bakhtin em sua filosofia do ato "iria se desenvolver aquilo que hoje se conhece como dialogismo" (p.7), disso resultando, subjacente a outros conceitos e noções bakhtinianas, "um dado núcleo de sentido parcialmente estabilizado" (p.9). O livro está organizado em nove capítulos. No primeiro...


Para continuar lendo a resenha, CLIQUE AQUI.




EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INTERAÇÃO VERBAL:
A FUNÇÃO DO VERBO MODAL "PODER" NO DIÁLOGO PROFESSOR-ALUNO


RESUMO: “Será mais difícil trabalhar com alunos adultos do que com alunos jovens?”. Essa foi a questão levantada e discutida pelos professores de um centro de formação profissional ferroviário que se preparava para receber alunos adultos em suas salas de aula pela primeira vez. O consenso entre os professores era o de que a interação com adultos seria mais difícil e complexa. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada para verificar até que ponto os professores tinham razão. Quatro aulas de um mesmo professor, duas com alunos jovens e duas com alunos adultos, foram gravadas e transcritas. Com base nos conceitos bakhtinianos de palavra e de relação eu-outro, aliados a algumas noções de modalidade, foi analisada a função do verbo modal “poder” nas diferentes interações. As conclusões a que se chegou permitem questionar o consenso dos professores, provocando a continuidade da discussão entre eles.


PALAVRAS-CHAVE: educação profissional; interação verbal; verbo modal.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




VOCATIONAL EDUCATION AND VERBAL INTERACTION: THE
FUNCTION OF THE MODAL VERB "PODER" IN TEACHER-STUDENT DIALOGUE


ABSTRACT: “Would it be more difficult to work with adult students than with young ones?”. This was the question raised and discussed by the teachers of a training center for railroad workers, which was getting ready to receive students over 18 in its classrooms for the first time. The consensus among these teachers was that the interaction with adults would be more difficult and complex. This article presents part of the results of a research whose aim was to verify to what extent the teachers were right. Four classes of the same teacher, two with young students and two with adults, were recorded and transcribed. Based on the bakhtinian concepts of word and of self-other relationship, and on some notions of modality, the function of the verb “poder” was analyzed in different interactions. The conclusions allowed us to question the teachers’ consensus, causing the continuation of the discussion among them.


KEYWORDS: vocational education; verbal interaction; modal verb.


To read this article, CLICK HERE.




TEORIA versus PRÁTICA: POLÊMICA NA
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DURANTE A EXECUÇÃO DE UMA TAREFA


RESUMO: Este texto apresenta uma análise de duas situações de interação professor-aluno, as quais materializam, durante a execução de uma tarefa em um centro de formação profissional, a polêmica existente entre teoria e prática. De um lado, foi examinada a interação de um professor com alunos jovens – sem um passado profissional em sua área de estudos – e, de outro, a interação desse mesmo professor com alunos adultos – detentores de experiência profissional na área que estudam. As interações verbais em questão foram gravadas audiovisualmente e transcritas de acordo com as normas do projeto NURC. Como fundamentação teórica foram empregadas, principalmente, as noções de universo, campo e espaço discursivo propostas por Dominique Maingueneau. Os resultados mostram um professor que, ao assumir uma postura institucional pró-teoria, se revela um prático que não pode assumir sua posição. É na interação com os alunos adultos, mais do que na interação com os alunos jovens, que esse aspecto se manifesta de modo mais claro.


PALAVRAS-CHAVE: interação professor-aluno; discurso; polêmica teoria-prática.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




THEORY versus PRACTICE: POLEMIC IN
TEACHER-STUDENT INTERACTION DURING THE EXECUTION OF A TASK


ABSTRACT: This text presents an analysis of two situations of teacher-student interaction, which – during the execution of a task in a professional training center – materialize the polemic that exists between theory and practice. The interaction of a teacher with young students – who have no professional past – was examined. The interaction of this same teacher with adult students – who do have some professional experience in the area they are studying – was also investigated. These verbal interactions were audiovisually recorded and later transcribed according to the standards established by the NURC project. Dominique Maingueneau´s theoretical notions of universe, field and space of discourse are the main concepts employed in the analyses. The results show a teacher who, despite institutionally standing on the side of theory, reveals himself as a pragmatist who can´t be in the interactions who he really is. It is in the interaction with the adult students, more than in the interaction with the young ones, that this aspect manifests itself in a clearer way.


KEYWORDS: teacher-student interaction; discourse; theory-practice polemic.


To read this article, CLICK HERE.




ACTIVITÉ RÉGULATRICE ET GENRES D´ACTIVITÉ
DANS L´ANALYSE DU TRAVAIL ENSEIGNANT: LE CAS DES VISITES D´ENTREPRISE


RÉSUMÉ: Les visites d´entreprise ici étudiées sont des événements éducationnels qui permettent à un enseignant et ses élèves de “Bac Pro” de visiter un atelier ferroviaire pour voir et mettre à l’œuvre concrètement ce qu´ils n´ont étudié qu´en théorie : le processus de production d´un ensemble électromécanique appelé joint isolant collé (JIC). Au moyen de l´analyse des dialogues entre l´enseignant et le tuteur des élèves au long des événements, on a pu étudier le travail enseignant et en saisir le processus de développement des genres d´activité. Le résultat le plus significatif de notre étude est la thèse selon laquelle les genres d´activité se développent au moyen d´une activité spécifique, qualifiée de régulatrice. À partir de ce concept, il devient possible de saisir les genres d´activité dans leur mobilité développementale constante. À la fin de l´étude on s´interrogera sur l’existence d’un genre correspondant à l´activité régulatrice et en quoi il peut consister?


MOTS-CLÉS: travail enseignant; activité régulatrice; genres d´activité; développement; visites d´entreprise.


Pour lire l´article, CLIQUER ICI.




ATIVIDADE REGULADORA E GÊNEROS DE ATIVIDADE
NA ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE: O CASO DAS VISITAS TÉCNICAS


RESUMO: As visitas técnicas aqui estudadas são eventos educacionais que consistem na ida de um professor e seus alunos de uma escola técnica de nível médio a uma oficina ferroviária para ver e experimentar na prática aquilo que só estudaram na teoria: o processo de produção de um conjunto eletromecânico chamado junta isolante colada (JIC). Por meio da análise do diálogo entre o professor e o tutor dos alunos ao longo dos eventos, pudemos estudar o trabalho docente e nele apreender o processo de desenvolvimento de gêneros de atividade. O resultado mais significativo de nosso estudo é a tese segundo a qual os gêneros de atividade se desenvolvem por meio de uma atividade específica, denominada reguladora. O emprego desse conceito torna possível a apreensão dos gêneros de atividade em sua mobilidade desenvolvimental constante. Ao final do estudo, questionamo-nos se haveria um gênero correspondente à atividade reguladora e em que ele consistiria.


PALAVRAS-CHAVE: trabalho docente; atividade reguladora; gêneros de atividade; desenvolvimento; visitas técnicas.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




REGULATING ACTIVITY AND ACTIVITY GENRES
IN THE ANALYSIS OF TEACHER WORK: THE CASE OF TECHNICAL VISITS


ABSTRACT: The technical visits studied here are educational events that consist in the going of a teacher and his students of a vocational school to a railway workshop in order to see and experiment with that which they have studied only in theory: the production process of an electromechanical set called glued insulated joint. By means of the analysis of the dialogue between the teacher and the worker who guide the students in the visits, we could study the teaching work and apprehend in it the development process of activity genres. The most significant result of our study is the thesis that activity genres develop themselves by means of a regulating activity. The employment of this concept makes it possible to apprehend the activity genres in their constant developmental mobility. We finish this study by wondering whether the regulating activity would have a corresponding genre and in what it would consist.


KEYWORDS: teaching work, regulating activity, activity genres, development, technical visits.


To read the article, CLICK HERE.




AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS E OS OBJETIVOS
DE UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA: INFLUÊNCIAS SOBRE A APRENDIZAGEM


RESUMO: O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma as expectativas dos alunos e os objetivos de um curso de Língua Inglesa oferecido em uma empresa ferroviária concorrem para influenciar a aprendizagem. Como fundamentação teórica, foi empregada a hipótese do filtro afetivo de Krashen, à luz da qual foram analisadas uma aula do curso e uma entrevista que reuniu e envolveu todos os alunos. Os dados apontaram para certa correspondência entre as expectativas dos alunos e os objetivos do curso, o que parece gerar um baixo filtro afetivo e, assim, propiciar a aprendizagem.


PALAVRAS-CHAVE: filtro afetivo; expectativas dos alunos; objetivos de curso; aprendizagem de uma segunda língua.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




STUDENTS´ EXPECTATIONS AND ENGLISH
LANGUAGE COURSE OBJECTIVES: INFLUENCES OVER LEARNING


ABSTRACT: The aim of this study was to investigate how the interaction between students’ expectations and the objectives of an English Language course offered in a railroad company influences the learning process. The research was based on Krashen’s Affective Filter Hypothesis, in light of which one class of the course and one interview involving all the students were analyzed. The data indicated there was a correspondence between students’ expectations and course objectives, which appears to generate a low affective filter and, thus, promote learning.


KEYWORDS: affective filter; student expectations; course objectives; second language learning.


To read the article, CLICK HERE.




VISITAS TÉCNICAS E AUTOCONFRONTAÇÕES:
A DESCOBERTA DA ATIVIDADE DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DO ALUNO


RESUMO: Este artigo apresenta 1) os resultados de uma aplicação original do método de autoconfrontação à análise da atividade de realização de Visitas Técnicas e 2) a interpretação desses resultados por meio de uma análise lingüístico-discursiva dos diálogos provenientes das sessões de autoconfrontação. O trabalho emprega alguns conceitos próprios do método de autoconfrontação e os conceitos de tema e significação de Bakhtin e seu Círculo. Como sugere o título, foi possível descobrir na atividade do aluno a própria atividade do professor.


PALAVRAS-CHAVE: tema; significação; atividade; pensamento; desenvolvimento.


Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.




TECHNICAL VISITS AND AUTOCONFRONTATIONS:
THE DISCOVERY OF TEACHER ACTIVITY IN STUDENT ACTIVITY


ABSTRACT: This article presents 1) the results of an original application of the autoconfrontation method to the analysis of the activity of making Technical Visits and 2) the interpretation of these results through a linguistic and discoursive analysis of the dialogues which took place in the autoconfrontation sessions. It employs some concepts that are characteristic of the autoconfrontation method and the concepts of theme and meaning of Bakhtin and his Circle. As the title suggests, the analyses made it possible to discover in the student´s activity the teacher`s activity itself.


KEYWORDS: theme; meaning; activity; thought; development.


To read the article, CLICK HERE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário