QUEM É O PROFESSOR?

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor-Pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). / Doctor and Master in Applied Linguistics and Language Studies. Professor and Researcher at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Brazil.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

LIVRO: Vozes da iniciação à docência

Vozes da iniciação à docência reúne e articula textos que tratam das seguintes questões de ensinoaprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica: formação de professores na Universidade e na Escola, relações entre oralidade e escrita em textos de alunos de sexto e sétimo anos; tratamentos dados à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD; gramática no ensino fundamental de uma escola pública estadual paranaense – luta e resistência; a formação do jovem leitor: como incentivar o gosto pela leitura; divergências entre a prescrição e a realização das diretrizes curriculares no ensino de Língua Portuguesa; o uso de recursos tecnológicos e seu reflexo na atividade prática docente; a descontinuidade na aprendizagem; e, por último, mas não o menos relevante, a importância da participação da família no processo educacional do aluno. Tendo como fundamentação teórica principal os escritos de Bakhtin e Vigotski, os textos da obra buscam divulgar e, com isso, por meio de possíveis contribuições do público leitor, aperfeiçoar ações inovadoras de formação docente implementadas durante os anos de 2010 e 2011, com continuidade nos anos de 2012 e 2013, em instituições públicas de Educação Básica, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e executado, dentre outras, na Área de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Câmpus Pato Branco.
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